Pergunta: O que é um Implante?Resposta: Consiste em um cilindro de Titânio 99,99% puro, usinado, que se comporta como uma raiz dentária artificial .Apresenta rosca interna e externa. A externa é para aumentar a àrea de integração com o osso e a interna para suportar a futura prótese. Existem também os cilindros sem rosca externa, revestidos de plasma de titânio, mas os rosqueados são mais seguros e resistentes.
Pergunta: A Cirurgia do Implante é complicada? Dói?
Resposta: Não. Simplesmente é delicada, mas para o Cirurgião, não para o paciente. É executada sob anestesia dentária local comum, em Consultório, com os cuidados normais de uma pequena cirurgia bucal. A dor é facilmente controlada com analgésicos de baixa potência, tornando o pós-operatório bastante cômodo.
Pergunta: Eu já saio com o dente na boca?
Resposta: Não. A osseointegração leva de 4 a 6 meses para se concretizar, e nesse período, o implante não recebe cargas ou forças que possam alterar ou impedir a "soldagem" do titânio ao osso. É esta a grande vantagem da Osseointegração perante aos outros sitemas de implantes imediatos. Se por um lado, o implante osseointegrado não lhe dá uma estética imediata, à longo prazo é o que mais resultados positivos apresenta. E no período da osseointegração ( de 4 a 6 meses ) você pode portar uma pequena prótese estética, ou seja, não fica impedido socialmente. Após este período, monta-se sobre a "raiz de titânio" um dente ( ou grupo de dentes ) que restabelecerão a estética e a função muito semelhantes ao dente natural.
Pergunta: Existe rejeição ao Implante?
Resposta: Não. O titânio é 100 % bio-compatível. O pior que pode ocorrer é que o organismo, ao invés de "soldar" o titânio ao osso, cicatriza sob encapsulamento, ou seja, ao invés de o implante aderir ao osso, ocorre a formação de uma cápsula fibrosa que impede a osseointegração. Se isto ocorrer, o implante deve ser removido e pode ser executado, inclusive, uma nova re-implantação.
Pergunta: E é caro?
Resposta: Não. No início da osseointegração, os custos eram realmente altos, mas hoje em dia, podemos dizer que o custo de um implante é muito semelhante às antigas técnicas de reabilitação por prótese fixa. E com a vantagem de se poder diluir o custo do tratamento durante o período da osseointegração.
Quais são os fatores que contra indicam um implante dentário?
Resposta : Os principais motivos de contra indicação é a colocação de implantes dentários em crianças antes da fase final de crescimento e pessoas que tenha uma expectativa acima do normal com resultados e estética. Pessoas com problemas cardíacos de alto risco, como próteses valvulares aórticas ou mitrais, cardiopatias congênitas ou com antecedentes de endocardite infecciosa. Os outros fatores de uma maneira geral, contra indicam temporariamente ou diminuem a margem de sucesso
Quem fuma pode fazer um implante dentário ?
Resposta : O tabagismo dificulta tudo, mas mesmo assim, é possível fazer implante dentário em fumante, com bons resultados.
Os resultados estéticos são bons?
Resposta : Expectativa demasiada é comum mas, normalmente, é sucedida de uma certa parcela de frustração. Em muitos casos, a solução estética é apenas aceitável.
Todas as próteses fixadas ou não sobre os implantes não são como os dentes naturais. 0 melhor é pensar nas vantagens funcionais.